Luigi Spreafico
Quem foi Luigi?
Luigi Spreafico, também conhecido como "Luigi Sperafico", foi um dos pioneiros italianos que se estabeleceram no Rio Grande do Sul em busca de terra, prosperidade e um futuro melhor para sua família.
De acordo com registros históricos, em janeiro de 1875, Luigi partiu de Omate, na Itália, acompanhado por sua esposa Angela e seus filhos, enfrentando uma jornada extensa de 132 dias até chegar ao destino final: Nova Milano, um distrito da cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul.
Hoje, mais de 140 anos depois, os descendentes brasileiros desse corajoso italiano são numerosos, evidenciando o legado deixado por Luigi e sua família, que prosperaram através do árduo trabalho nessas terras.
Durante a pesquisa, pude constatar que a grande maioria, se não todos os "Sperafico" nascidos no Brasil, são descendentes do casal Luigi Spreafico e Angela Rivolta, destacando a importância desse casal na formação da linhagem no país.
Luigi Spreafico
Foto original x Foto melhorada com IA.
A Família de Luigi
• Luigi, filho de Phelipe Spreafico e Giusepha Colombo, casou-se com Angela Rivolti, em Omate. Antes de embarcarem para o Brasil, o casal italiano teve 6 filhos:
1. Giovanni Spreafico ou João, italiano, nascido em 1862. Casou-se no Brasil com Catterina Cortelletti;
2. Celeste Sperafico, italiano, nascido em 1865. Casou-se no Brasil com Rosina Munari;
3. Antonio Sperafico, italiano, nascido em 1867;
4. Angelo Sperafico, italiano, nascido em 1869. Casou-se no Brasil com Maria Sironi;
5. Giuseppina ou Josephina Sperafico, italiana, nascida em 1872. Casou-se no Brasil com Henrique Moretti ou Moretto;
6. Estevão Sperafico ou Stefano, nascido em 1875;
7. A caçula nasceu em solo brasileiro: Letizia Sperafico, brasileira, nascida em 1882.
A saga do navio: descobrindo a origem
Ao iniciar minha pesquisa sobre a chegada da família Sperafico ao Rio Grande do Sul, meu objetivo era descobrir a data exata do embarque na Itália e a chegada ao Brasil, além de identificar quais filhos italianos já haviam nascido na época, uma informação importante para o reconhecimento da cidadania italiana. Os documentos da época, datados de 1875, eram escritos à mão e muitas vezes copiados de cadernetas de anotações, o que resultava em erros de grafia comuns. Essa peculiaridade dificultava e gerava confusão durante a pesquisa. Após pesquisar diversos navios e analisar listas de passageiros sem sucesso, tive a sorte de encontrar o amigo Janio Pintarelli em um site de pesquisa. Com grande sabedoria e paciência, ele analisou novamente as listagens de passageiros e encontrou o navio pelo qual Luigi Spreafico, Angela e seus filhos chegaram ao Brasil. Aqui está a lista contendo o nome de nossos antepassados: Navio Ester - embarcou em 2 de fevereiro de 1875, no Porto de Gênova, com destino ao Rio de Janeiro. Essa descoberta trouxe mais clareza à jornada de nossa família e nos aproxima ainda mais de nossa história ancestral.
Anúncios da Época: Promessas de Terra e Oportunidades
Veja como eram os anúncios do final do século XIX, destinados aos italianos, prometendo uma terra de oportunidades no Brasil.
Tradução do Cartaz:
Na América
Terra no Brasil para os italianos.
Barcos partindo a cada semana do porto de Gênova.
Venha e construa seus sonhos com sua família.
Uma terra de oportunidades. Uma vida de abundância em um clima tropical. No Brasil você pode ter seu próprio castelo. Terra do governo e ferramentas para todos.
Imagem: Acervo Biblioteca Nacional
Cidades Flutuantes: A Estrutura dos Navios dos Imigrantes
Esta imagem demonstra a estrutura das embarcações que transportavam os imigrantes da Europa para a América do Sul. Estes navios eram verdadeiras cidades flutuantes, divididas em diversos níveis para acomodar passageiros, carga e suprimentos essenciais para a longa travessia.
Fale comigo!
Tem alguma dúvida ou algo a adicionar neste site? Envie uma mensagem.